domingo, 19 de janeiro de 2014

Calêndula (Calendula officinalis)



+
A calêndula, enquanto planta autóctone, é para mim uma descoberta relativamente recente.
Na minha rua, em pleno sol ou mesmo à sombra, a calêndula ocupa extensas faixas da berma da estrada.
Com um aspeto algo exótico, julgava-a mal comportada, evadida na certa de algum jardim das redondezas.
Como me enganei! Só dei pelo equívoco quando numa conversa com uma amiga sobre plantas silvestres comestíveis, me referiu as potencialidades das pétalas de calêndula na guarnição de saladas. Tal facto induziu-me a investigar e, pois é… é autóctone, é nossa a calêndula!
Para além das suas potencialidades gastronómicas, a calêndula é uma planta medicinal, sendo ainda usada como corante têxtil e alimentar, bem como na indústria cosmética.
Resistente à geada, à neve e à secura, a calêndula cresce em qualquer recanto sem qualquer trato especial.
Benefício atualmente da presença da calêndula no meu jardim. Em pleno inverno, alegra o espaço envolvente com a sua quente floração. As suas pétalas têm tornado mais alegres as saladas lá de casa. As folhas apesar de comestíveis são amargas pelo que nas saladas dispenso a sua presença.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nome vulgar: Calêndula; Belas-noites; Boas-noites; Maravilhas.
Família botânica: Asteraceae.
Nome científico: Calendula officinalis.
Distribuição Geral: Sul da Europa
Distribuição em Portugal: todo o território nacional.
Habitat: ruderal.
Floração: alargada a quase todo o ano.
Características:
Trata-se de uma planta herbácea anual, com caules pilosos e folhas aveludadas. A calêndula apresenta caules ramificados, podendo atingir os 50 cm de altura. As folhas inferiores são espatuladas e as caulinares são lanceoladas e alternadas. As suas inflorescências são capítulos, com flores de cor amarela ou laranja, perfumadas, semelhantes às das margaridas. As suas flores abrem ao nascer do sol e fecham ao entardecer.
A calêndula deve ser cultivada em pleno sol. No jardim, a calêndula pode formar maciços e bordaduras. Pode ainda ser cultivada em vasos. Também é cultivada como flor de corte. As flores são comestíveis e ideais para colorir saladas e pratos frescos. Existem diversos cultivares. A calêndula é considerada uma espécie rústica, resistente ao frio e à estiagem. É pouco exigente no que respeita ao tipo de solo, ainda que prefira solos argilosos, férteis, bem drenados, ricos em matéria orgânica e permeáveis. Multiplica-se por semente. Uma vez instalada propaga-se espontaneamente nos anos seguintes.
Rafael Carvalho / jan2014

2 comentários:

  1. Também as tenho aqui no meu quintal. E antes de saber disso, andei a comprar sementes para as semear no meu jardim!

    Cumprimentos
    Paulo

    ResponderEliminar
  2. Paulo,
    pregam-nos cada partida as plantas!
    Cumprimentos ;))

    ResponderEliminar