terça-feira, 14 de agosto de 2012

Nenúfar-branco (Nymphaea alba)


+
Desde que presente, em qualquer charco o nenúfar é rei e senhor. Abismados pela beleza da sua flor, pasmam-se os humanos. Como jangada ou como plataforma de mergulho, veneram-no as rãs.
No seio da natureza, nem todos tiveram o privilégio de com o nenúfar privar. Logo em miúdo essa regalia tive-a eu.
Uma visita às Lagoas da Quiaios - Vela e Braças, sempre foi na minha família um ritual de verão. Foi por lá que o meu pai nasceu. Entre banhos e mergulhos, terá sido nas ditas lagoas que pela primeira vez com o nenúfar contactei - Nymphaea alba no caso.
Em jeito de jarra florida, na casa de férias dos meus pais, com frequência fiz flutuar numa taça de vidro a flor de um nenúfar. Foi assim que percebi que a flor recolhe à noite, para logo reabrir pela manhã.
Agora que tenho um charco, o rei não poderia ficar de fora. Semeadas num vaso e depois imersas, as sementes do nenúfar-branco não tiveram qualquer dificuldade em germinar. Também já propaguei nenúfares por divisão dos seus rizomas.
Em Portugal ocorrem duas espécies de nenúfar - o branco (Nymphaea alba) e o amarelo (Nuphar luteum). Em estado natural com este último nunca tive o prazer de contactar.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nome vulgar: adargas-de-rio; boleira-branca; figos-de-rio; golfão-branco; nenúfar-branco
Família botânica: Nymphaeaceae
Nome científico: Nymphaea alba
Distribuição Geral: grande parte da Europa e Ásia
Distribuição em Portugal: espontânea por todo o território continental; ocorre ainda nos Açores
Habitat: águas doces estagnadas ou de corrente fraca (remansos de rios, charcos, lagoas)
Floração: Março – Outubro
Características:
Planta aquática perene. As suas folhas flutuantes são sustentadas por longos pecíolos com vesículas de ar no interior, permitindo que a planta possa flutuar na água. As suas folhas são carnudas e cerosas, verde-escuro na página superior e avermelhadas na página inferior, apresentando até 30 cm de largura. Encontram-se reunidas em grupo sobre um rizoma carnoso e horizontal, enterrado no fundo lodoso. As flores brancas possuem longos pedúnculos de onde se destacam as anteras intensamente amarelas. As flores são flutuantes, tendo por norma entre 5 e 12 cm de diâmetro. O fruto é esférico, com cicatrizes deixadas pela inserção das pétalas e dos estames. O fruto amadurece debaixo de água libertando depois as sementes que, sendo flutuantes, facilita a sua dispersão.
O nenúfar-branco é muito ornamental, sendo muito usado em jardins como elemento decorativo de tanques e de pequenos lagos.
Durante o inverno perde as folhas, o que facilita a entrada de luz no lago. No verão a sua sombra evita que a água aqueça excessivamente.
Em vasos ou diretamente no lodo, o nenúfar deve ser plantado entre os 40 e os 50 cm de profundidade. Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma.
O nenúfar forma extensos tapetes flutuantes. Deve ser mondado se se revelar excessivamente colonizador.
Rafael Carvalho / ago2012

9 comentários:

  1. Ola. Vi seu blog e quem sabe pode ajudar... Procuro alguns nenufares para o meu lago, ou sementes de nenufar. No entanto nao posso gastar muito. Nos hortos pedem mais de 10 eur por cada pe. Sementes nao encontrei...

    Nao pretendo gastar muito mais de 20eur... sera que consigo meia duzia de plantas por este preco? Ou sementes, podera ser alternativa viavel?

    Toda a ajuda e bem vinda. Moro em V.N. Famalicao.

    Desde ja obrigado,

    Cumprimentos, Luis Gomes
    luis19680608@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Luís,
    vão surgindo espontaneamente alguns nenúfares no meu lago que vou eliminando, por já ter nenúfares em número suficiente. Neste momento não tenho nenhum excedentário.
    Se para meados do verão me lembrar, posso enviar-lhe sementes a custo zero.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Olá, tb tenho nenúfares e tal como o Rafael de vez em quando tenho que limpar o tanque onde se encontram. Gostei de ler este post e se o Luís quiser saber mais sobre a planta, pode visitar o meu blog em www.bolotasguardadas.blogspot.com. Este herbário é muito interessante, com informação óptima. Obrigada Rafael.

    ResponderEliminar
  4. Azinheira,
    os seus blogues não são menos interessantes!
    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Rafael,

    Já tinha deixado um comentário noutro post mas não faço ideia se entrou !
    De qualquer forma gostava de lhe perguntar se não quer trocar um nenúfar Rosa por um Amarelo ?
    Tenho mitos Amarelos mas Rosa não e gostava de os ter!
    Obrigado

    Cumprimentos

    Rui Esteves

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui, só hoje me apercebi desta sua mensagem. Peço-lhe desculpa pelo facto.
    Claro que aceito a troca de um rosa por um branco. Aliás, dar-lhe-ia o nenúfar rosa mesmo que não tivesse nada para me dar em troca.
    Não sei onde mora. Penso que a melhor forma de fazermos a troca será através de sementes lá mais para o final do verão.
    Deixo-lhe o meu e-mail.
    raftila(arroba)portugalmail(ponto)pt.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, estou com o mesmo problema anteriormente aqui mencionado. Tenho um lago bastante grande com peixes, no entanto, eles não criam porque ainda não tenho plantas. Onde moro, pedem-me na estufa, no mínimo, 15€ cada pé... Não posso pagar isso. Será que alguém aqui me consegue ajudar? Gostava de saber de algum sítio no Algarve onde existissem naturalmente e eu os pudesse colher. Ou então alguém que me pudesse dispensar alguns pés/sementes. Posso pagar os portes de envio.
    O meu e-mail é: ne.ni@live.com.pt
    Agradeço desde já a atenção :)

    ResponderEliminar
  9. Estou a fazer um pequeno lago esculpido num pé de raizeiro em memória de uma pessoa falecida, precisava da vossa ajuda para concretizar este sonho, só preciso de duas nenúfares, uma branca e uma rosa, a branca para essa pessoa estar em paz e a rosa por ser a cor preferida, se me puderem ajudar?, agradeço, moro na zona de guimarães, o meu nome é josé santos, rua da liberdade 360 r/c briteiros, 4805-678 santo estêvão, tenho várias planta e frutos exóticos assim como sementes para troca, cumprimentos

    ResponderEliminar