terça-feira, 14 de agosto de 2012

Nenúfar-branco (Nymphaea alba)


+
Desde que presente, em qualquer charco o nenúfar é rei e senhor. Abismados pela beleza da sua flor, pasmam-se os humanos. Como jangada ou como plataforma de mergulho, veneram-no as rãs.
No seio da natureza, nem todos tiveram o privilégio de com o nenúfar privar. Logo em miúdo essa regalia tive-a eu.
Uma visita às Lagoas da Quiaios - Vela e Braças, sempre foi na minha família um ritual de verão. Foi por lá que o meu pai nasceu. Entre banhos e mergulhos, terá sido nas ditas lagoas que pela primeira vez com o nenúfar contactei - Nymphaea alba no caso.
Em jeito de jarra florida, na casa de férias dos meus pais, com frequência fiz flutuar numa taça de vidro a flor de um nenúfar. Foi assim que percebi que a flor recolhe à noite, para logo reabrir pela manhã.
Agora que tenho um charco, o rei não poderia ficar de fora. Semeadas num vaso e depois imersas, as sementes do nenúfar-branco não tiveram qualquer dificuldade em germinar. Também já propaguei nenúfares por divisão dos seus rizomas.
Em Portugal ocorrem duas espécies de nenúfar - o branco (Nymphaea alba) e o amarelo (Nuphar luteum). Em estado natural com este último nunca tive o prazer de contactar.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nome vulgar: adargas-de-rio; boleira-branca; figos-de-rio; golfão-branco; nenúfar-branco
Família botânica: Nymphaeaceae
Nome científico: Nymphaea alba
Distribuição Geral: grande parte da Europa e Ásia
Distribuição em Portugal: espontânea por todo o território continental; ocorre ainda nos Açores
Habitat: águas doces estagnadas ou de corrente fraca (remansos de rios, charcos, lagoas)
Floração: Março – Outubro
Características:
Planta aquática perene. As suas folhas flutuantes são sustentadas por longos pecíolos com vesículas de ar no interior, permitindo que a planta possa flutuar na água. As suas folhas são carnudas e cerosas, verde-escuro na página superior e avermelhadas na página inferior, apresentando até 30 cm de largura. Encontram-se reunidas em grupo sobre um rizoma carnoso e horizontal, enterrado no fundo lodoso. As flores brancas possuem longos pedúnculos de onde se destacam as anteras intensamente amarelas. As flores são flutuantes, tendo por norma entre 5 e 12 cm de diâmetro. O fruto é esférico, com cicatrizes deixadas pela inserção das pétalas e dos estames. O fruto amadurece debaixo de água libertando depois as sementes que, sendo flutuantes, facilita a sua dispersão.
O nenúfar-branco é muito ornamental, sendo muito usado em jardins como elemento decorativo de tanques e de pequenos lagos.
Durante o inverno perde as folhas, o que facilita a entrada de luz no lago. No verão a sua sombra evita que a água aqueça excessivamente.
Em vasos ou diretamente no lodo, o nenúfar deve ser plantado entre os 40 e os 50 cm de profundidade. Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma.
O nenúfar forma extensos tapetes flutuantes. Deve ser mondado se se revelar excessivamente colonizador.
Rafael Carvalho / ago2012

16 comentários:

  1. Ola. Vi seu blog e quem sabe pode ajudar... Procuro alguns nenufares para o meu lago, ou sementes de nenufar. No entanto nao posso gastar muito. Nos hortos pedem mais de 10 eur por cada pe. Sementes nao encontrei...

    Nao pretendo gastar muito mais de 20eur... sera que consigo meia duzia de plantas por este preco? Ou sementes, podera ser alternativa viavel?

    Toda a ajuda e bem vinda. Moro em V.N. Famalicao.

    Desde ja obrigado,

    Cumprimentos, Luis Gomes
    luis19680608@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Luís,
    vão surgindo espontaneamente alguns nenúfares no meu lago que vou eliminando, por já ter nenúfares em número suficiente. Neste momento não tenho nenhum excedentário.
    Se para meados do verão me lembrar, posso enviar-lhe sementes a custo zero.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Olá, tb tenho nenúfares e tal como o Rafael de vez em quando tenho que limpar o tanque onde se encontram. Gostei de ler este post e se o Luís quiser saber mais sobre a planta, pode visitar o meu blog em www.bolotasguardadas.blogspot.com. Este herbário é muito interessante, com informação óptima. Obrigada Rafael.

    ResponderEliminar
  4. Azinheira,
    os seus blogues não são menos interessantes!
    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Rafael,

    Já tinha deixado um comentário noutro post mas não faço ideia se entrou !
    De qualquer forma gostava de lhe perguntar se não quer trocar um nenúfar Rosa por um Amarelo ?
    Tenho mitos Amarelos mas Rosa não e gostava de os ter!
    Obrigado

    Cumprimentos

    Rui Esteves

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui, só hoje me apercebi desta sua mensagem. Peço-lhe desculpa pelo facto.
    Claro que aceito a troca de um rosa por um branco. Aliás, dar-lhe-ia o nenúfar rosa mesmo que não tivesse nada para me dar em troca.
    Não sei onde mora. Penso que a melhor forma de fazermos a troca será através de sementes lá mais para o final do verão.
    Deixo-lhe o meu e-mail.
    raftila(arroba)portugalmail(ponto)pt.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa tarde pelo que percebi tem vários nenufares eu já comprei um e morreu agora mandei vir pela net sementes mas não sei como semear se normalmente como todas as sementes ou de outra maneira por ser uma planta de água o senhor pode me ajudar se souber?obrigada

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, estou com o mesmo problema anteriormente aqui mencionado. Tenho um lago bastante grande com peixes, no entanto, eles não criam porque ainda não tenho plantas. Onde moro, pedem-me na estufa, no mínimo, 15€ cada pé... Não posso pagar isso. Será que alguém aqui me consegue ajudar? Gostava de saber de algum sítio no Algarve onde existissem naturalmente e eu os pudesse colher. Ou então alguém que me pudesse dispensar alguns pés/sementes. Posso pagar os portes de envio.
    O meu e-mail é: ne.ni@live.com.pt
    Agradeço desde já a atenção :)

    ResponderEliminar
  9. Estou a fazer um pequeno lago esculpido num pé de raizeiro em memória de uma pessoa falecida, precisava da vossa ajuda para concretizar este sonho, só preciso de duas nenúfares, uma branca e uma rosa, a branca para essa pessoa estar em paz e a rosa por ser a cor preferida, se me puderem ajudar?, agradeço, moro na zona de guimarães, o meu nome é josé santos, rua da liberdade 360 r/c briteiros, 4805-678 santo estêvão, tenho várias planta e frutos exóticos assim como sementes para troca, cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, Azinheira
    Encontrei o seu blog numa pesquisa. Adquiri uma casa que tem um grande tanque (9000 litros de água) com carpas koi e quero inserir plantas aquáticas. AS empresas que as comercializam pedem cerca de 17.50 / 20 euros cada rizoma de nenúfar. Já comprei algumas sementes, mas li algures um comentário seu de que por vezes deita fora algumas plantas em excesso. Se lhe for possível enviar plantas uma caixa por correio expresso, eu pago os portes e o valor que considerar justo para si. Mas queria embelezar o jardim já esta primavera, tenho apenas papiros do egito e lírios de água, que nunca floriram.
    Muito obrigada, aguardo o seu contacto.
    CUMPRIMENTOS
    TINA AZINHEIRO
    casa_da_eira@hotmail.com
    Rua de S. Roque, n.3., 2º E/Q
    2530-278- LOURINHÃ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro CB, os nenúfares que tenho sâo plantas vivazes, pelo que no inverno perdem as folhas, subsistindo a planta na forma de rizoma, enterrado no lodo. Só para meados da primavera é que as folhas afloram à superfície.
      Neste momento não sei pois se tenho plantas a mais que possa dispensar. Lá mais para a frente logo se vê...
      Um abraço.
      Rafael.

      Eliminar
  11. Nenufar nas palavras cruzadas com cinco co letras?
    Agradeço

    ResponderEliminar
  12. Boa Tarde
    Antes de mais gosto muito do seu blogue. É uma inspiração para quem gosta de plantas. Procuro sementes ou mudas de Nymphaea alba. Preferia a nossa espécie de nenúfar por ser autóctone. Se me poder ajudar eu agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Terá de me lembrar lá mais para a frente, meados de julho.
      Um abraço.

      Eliminar
  13. Boa tarde.
    Terá de me lembrar lá mais para a frente, meados de julho.
    Um abraço.

    ResponderEliminar