terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pilriteiro (Crataegus monogyna)






 
+
Entre monoculturas de pinheiro e eucalipto, a vegetação nativa da Beira Litoral dificilmente consegue sobreviver. No seio das espécies constituintes da vegetação nativa, o pilriteiro contudo revela-se superplástico, adaptando-se com facilidade aos mais diversos ambientes. Nascido e criado na Beira Litoral, não admira pois que os meus olhos se voltassem desde muito cedo para o pilriteiro. Diga-se de passagem que com a sua intensa floração e vigorosa frutificação, difícil é nele não reparar. Quanto aos rubros frutos do pilriteiro, lembram-me as bolas pendentes na árvore de Natal.
Entre os arbustos autóctones, o pilriteiro é dos meus preferidos. Chegado ao Alto-douro onde atualmente resido, o meu encanto pelo pilriteiro redobrou. Sua majestade, altivo no seio dos matos durienses, aqui o pilriteiro é rei e senhor.
Na hora de construir um jardim no Douro, lá coloquei eu os pilriteiros na linha da frente – alguns foram obtidos por transplante, outros por sementeira, no outono. Os exemplares transplantados foram recolhidos, digo salvos, da berma da estrada, em local regularmente rapado pela “brigada da roçadora”.
Pelo seu pequeno porte, o pilriteiro ajusta-se facilmente a todos os espaços. Adapta-se facilmente a diversos climas, a diferentes exposições solares e a vários tipos de solo. Na primavera possui uma intensa floração que alegra os espaços e impregna o ar com o seu doce odor. Os rubros frutos são um consolo para o olhar e uma guloseima para a passarada. O fruto – o pilrito - é comestível e quando passo por um pilriteiro não resisto. Reconheço que para os padrões humanos não se trata propriamente de um petisco mas, em tempo de crise…
A segunda e a última fotografia que ilustra este post foi capturada no meu jardim. As restantes trouxe-as da Ilha dos Amores – Castelo de Paiva.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nome vulgar: pilriteiro, pirliteiro, cambrulheiro, escambrulheiro, espinha-branca, cambroeira, espinheiro-alvar, espinheiro-branco, espinheiro-ordinário, estrapoeiro, estrepeiro, abronceiro, escalheiro.
Família botânica: Rosaceae.
Nome científico: Crataegus monogyna.
Distribuição Geral: quase toda a Europa, norte de África e Ásia.
Distribuição em Portugal: Vulgar em todo o território, até 1600 m, mais raro no Sudeste do país.
Habitat: Cresce em sebes, matagais, clareiras, orlas de bosques e galerias ripícolas, tolerando sítios sombrios.
Floração: fevereiro – julho
Características: Arbusto ou subarbusto de 2 a 4 m de altura, podendo contudo atingir os 10 metros. Caducifólio e espinhoso, possui copa arredondada. A casca do seu tronco é castanha e fendida. As suas folhas com pecíolo comprido são simples e alternas, lobadas e sem pelos.
As flores são brancas ou rosadas, reunidas em corimbos. O fruto é um pomo vermelho, com um caroço único e com polpa farinhosa comestível. Os seus frutos amadurecem de setembro a outubro.
Indiferente ao pH, tolera diversos tipos de solo, preferindo contudo solos soltos e frescos. Dá-se bem em climas quentes e resiste bem às geadas.
Pela profusão de flores e frutos é muito ornamental. O pilriteiro promove a biodiversidade no jardim - é uma importante fonte de alimento para larvas de muitas espécies de insetos; os seus frutos são alimento para muitas espécies de aves; é muito atrativo para as aves também pelo abrigo que lhes confere. Utiliza-se para formar sebes espinhosas, defensivas, resistindo bem às podas. É adequado para zonas urbanas poluídas.
Rafael Carvalho / out2012

32 comentários:

  1. Rafael, já tentei transplantar um espinheiro destes para o meu jardim, mas não fui bem sucedido, acabou por morrer. Mas é um arbusto sem duvida nenhuma muito ornamental, aqui por Lisboa existem vários no jardim da fundação Gulbenkian.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente transplantar em Dezembro, até Fevereiro, ponha uma muda o mais pequena possível. Antes de a colocar em terreno definitivo, cultive-a num vaso, depois transplante. Foi assim que consegui fazer pegar os meus. Corte uma muda de um ramo tenro de espinheiro. Junte-lhe amor e água

      Eliminar
    2. Por favor amigo eu estou falando de Minas gerais Brasil eu preciso urgentemente de uma muda dessa planta que chama pilriteiro para para remédio o meu telefone é 0313-279-2900

      Eliminar
  2. Ora amigo James,
    não desista!
    O pilriteiro adapta-se bem a todos os tipos de solos. Tenho vários no meu jardim e penso que mesmo os que foram transplantados do mato com raíz nula vingaram todos.
    Esta altura do ano é boa para fazer uma nova tentativa.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde voce tem pra vender espinheiro branco gostaria muito de teu pe dessa planta

      Eliminar
  3. Viva,
    e quando o crateagus é cultivado em bonsai, ui.. maravilha. Basta fazer uma pesquisa por Tony Tickle, Hans Van Meer...
    Ou simplesmente crataegus/hawthorn bonsai.
    Excelente Blog.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Rui,
    obrigado pelos comentários.
    Volte sempre!

    ResponderEliminar
  5. Achei graça À brigada da roçadora, a brigada da junta de freguesia, da camâra...
    Vai tudo à frente, só não vai se tiver mesmo muro alto. Agora se for rede de ovelheira e se sair alguma ponta verde para fora, até a rede vai.

    ResponderEliminar
  6. No Alentejo onde existem? Gostava de arranjar umas sementes.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!
      Sobre a distribuiçāo do pilriteiro, consulte:
      http://flora-on.pt/#/1pilriteiro
      Se contactar comigo lá para novembro, quando os frutos estiverem maduros, envio-lhe algumas sementes.
      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Rafael Carvalho, boa noite. Você poderia me vender algumas sementes de espinheiro alvar? Tentei comprar em alguns sites mas não encontrei. Obrigada

      Eliminar
  7. ando de roda do pilriteiro e quero agradecer o seu blogue e o que me ensinou neste preciso momento. obrigada! estou no Minho e á beira rio temos uma bela árvore pilriteira. quero ter mais e vou tentar semear e meter umas varinhas novas na terra a ver se vingam para depois transplantar.
    obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de comprar uma muda de pilritero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se você me lembrar, lá para o outono posso-lhe arranjar umas sementes.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  9. E tem muitas propriedades medicinais. Mudas posso arranjar, mas agora não é a altura indicada. A partir de Setembro

    ResponderEliminar
  10. Queria muito ter uma muda de pilriteiro, mas aqui no Brasil não encontramos. Será que pega com sementes?

    ResponderEliminar
  11. Sim. Aqui em Portugal só à sementes a partir de setembro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Rafael gostaria muito de ter uma muda de espinheira branca se conseguisse pra mim eu agradeco Deus abencoe🙏

      Eliminar
  12. Rafael Carvalho. O meu email para contato é lumapmoura@hotmail.com.Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
  13. Rafael Carvalho, também me consegue arranjar umas sementes de pilriteiro? Ainda vão a tempo de germinar? O meu email é ajc1963@gmail.com Obrigado e Boas Festas

    ResponderEliminar
  14. Gostaria muito de conseguir uma semente do Espinheiro .
    se possivel meu email e
    marciamonicafreitas@bol.com.br

    ResponderEliminar
  15. Gostaria muito de conseguir uma semente ou muda do Espinheiro alvar/ espinheiro branco/ pirluiteiro.
    se possível ou me informar como posso conseguir, meu email é leandroj.kl@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Oi Rafael. Boa noite!
    Também gostaria de conseguir sementes da muda espinheiro alvar / espinheiro branco/pilriteiro. Vc pode me ajudar? Meu email e lucieleoliveira1@hotmail.com

    ResponderEliminar
  17. Oi Rafael me vende algumas sementes?
    Meu e-mail é: celainepilotti@hotmail.com

    ResponderEliminar
  18. Oi Rafael gostaria de obeter semente de piliteiro, como conseguir no Brasil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o Brasil, devido ao controlo alfandegário, é impossível enviar sementes de Portugal.

      Eliminar
  19. gostaria de conseguir umas sementes de espinheiro alvar ,como devo fazer?

    ResponderEliminar
  20. Boa noite Rafael Carvalho. Li esta matéria e me interessei por esta planta de flores belíssimas. Gostaria muito de conseguir comprar algumas sementes. Vc pode me enviar? Ou indicar algum lugar , floricultura, loja que vende, por favor?. Gratidão 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sra Lucia, se conseguir me avise por fineza, também estamos em busca. Se eu conseguir lhe aviso

      Eliminar
    2. Se morar em Portugal, fale comigo lá para setembro, altura em que haverá sementes.
      Se mora no Brasil, não há nada a fazer porque a alfândega não as deixa passar.
      Um abraço.

      Eliminar