domingo, 8 de julho de 2012

Baracejo (Stipa gigantea)



+
Confesso que só muito recentemente passei a estar atento ao potencial ornamental das nossas gramíneas. Esta afirmação não a aplico contudo ao baracejo, a gramínea das imagens. A admiração que nutro por esta planta já vem de longe. Eu próprio já a plantei no meu jardim.
+
Nos locais rochosos do Alto-Douro, onde resido, é quase certa a presença do baracejo. As imagens que aqui apresento obtive-as no Monte de São Domingos,

em Armamar.
+
O baracejo – Stipa gigantea – é mesmo gigante, dá nas vistas e esse é o segredo do seu potencial como planta ornamental.
+
É
longa a tradição dos ingleses na aplicação de gramíneas nos seus jardins. Relativamente ao baracejo, clique aqui, abra os olhos e delicie-se.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nome vulgar: baracejo; garacejo
Família botânica: Gramineae (Poaceae)
Nome científico: Stipa gigantea
Distribuição Geral: SW da Europa; N de África; W da Ásia
Distribuição em Portugal: Douro e depressões anexas (Flora Digital) bem como a zona Sul do país (Flora ON);
Habitat: rupícola mas também em prados perenes, do interior às arribas litorais.
Floração: junho - julho
Características: O baracejo com as suas espiguetas pode atingir 2m de altura. As suas folhas são estreitas e lineares, formando tufos.
Em jardins rochosos, ou não, com as suas grandes inflorescências douradas, esta é sem dúvida umas das gramíneas autóctones com maior potencial ornamental.
Rafael Carvalho / jul2012

3 comentários:

  1. Esta é uma daquelas plantas pela qual anda meio mundo louco, na Alemanha; onde vivi o ano passado, não há jardim de design contemporâneo que não tenha pelo menos uma. No inicio não lhe achei piada nenhuma porque me lembrava "ervas" daninhas mto comuns em Portugal. Mas, com o passar do tempo comecei a perceber a diferença que faziam nos esquemas de plantação, as suas inflorescências louras ao sol e em contra luz abanando ao sabor do vendo, são sem duvida, um estimulo para os sentidos. Neste momento, quero voltar a tentar encontrar uma stipa pra o jardim, mas na minha zona não as tenho encontrado espontâneas.. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde
    Esta é aquela panta que nós atiramos à camisolas e elas ficam espetadas?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Tēm realmente algumas semelhanças. A stipa é contudo maior.
      Curiosamente as suas sementes sāo mais pequenas.
      Um abraço.

      Eliminar