quinta-feira, 10 de maio de 2012

Espadana-de-água (Sparganium erectum)


+
No lago do meu jardim são várias as espécies autóctones presentes: tábuas; juncos; nenúfares; agriões; ranúnculos; colheres; lírios-amarelos-dos-pântanos; pulgueiras; celgas-aquáticas; bunhos; mentas-de-água; rabaças; … . Mas também espadanas-de-água (Sparganium erectum), planta a que se refere a presente imagem.
+
Costumo dizer que obtenho as plantas do meu jardim no Viveiro da Berma (berma da estrada, entenda-se). A espadana da imagem obtive-a num viveiro concorrente – Viveiro do Ribeiro (rio Tedo no caso, afluente do Douro).
+
Considero a espadana extremamente ornamental, pela robustez das suas folhas e pela esférica beleza dos seus frutos e flores.

+
Obtive a espadana da imagem numa expedição ao rio Tedo que com os meus filhos fiz no verão passado. Pretendo acelerar o processo de colonização do meu lago - variadas espécies de plantas e invertebrados extra dão algum jeito.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nome vulgar: Espadana; Espadana-da-água
Família botânica: Sparganiaceae
Nome científico: Sparganium erectum
Distribuição Geral: Grande parte Europa (exceto Norte) até ao Cáucaso e Sibéria, W e SW da Ásia e Norte de África (Marrocos); naturalizado na Austrália
Distribuição em Portugal: Norte; Sul e Centro litoral.
Habitat: ripícola, Juncais e pauis em lagoas, charcos e linhas de água doce.
Floração: abril - setembro
Características: As flores e os frutos esféricos, conferem à planta um grande interesse ornamental. Trata-se de uma planta robusta e direita, rizomatosa emergente
. As gemas de renovo mantêm-se abaixo da superfície da água. As folhas são geralmente direitas, triangulares em secção transversal. A inflorescência é ramificada. As flores masculinas situam-se acima das femininas, no eixo principal e em cada ramo.
Rafael Carvalho / mai2012

4 comentários:

  1. Bonitas flores, numa variada mostra.

    Ás vezes,algures fica na alma, como certamente algumas das suas flores.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é precisamente em nome da alma que eu vivo uma agonia. O meu marido é do concelho do Fundão, temos na terra uma casa e 4 hect de terreno, mas eu, apaixonada por plantas (medicinais, aromáticas, decorativas, e outras) adio, sei lá até quando, ir para essa terra, por não saber se as minhas plantas se dão por lá. Ele pode dizer que não há umas, mas existem outras, mas para mim não é a mesma coisa. Ele, por exemplo, nem sequer conhecia a batata-doce, só as provou no Algarve, eu nem queria acreditar. Batata-doce! Como é que eu consigo saber que plantas se dão naquele sítio? Cumprimentos.

      Eliminar
  2. Caro Armindo,
    valha-nos a alma, que nos faz sonhar e ver mais longe!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Leonor,
    As suas palavras revelam uma grande paixão pelas plantas.
    Relativamente às hotícolas, dão-se bem por todo o território continental. É necessário apenas afinar o calendário de plantação-sementeira.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar