quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Trovisco (Daphne gnidium)





+
Se existem plantas nativas suscetíveis de incluir no rol das ornamentais, o trovisco é sem sombra de dúvida uma delas.
Recorrendo à arte da topiaria, quantas vezes nos nossos jardins vemos bolas de buxo? Ora a natureza do trovisco já lhe confere o formato esférico. Uma vez plantado, mantem-se a bola a custo zero!
Existem empresas especializadas em plantas autóctones que vendem o trovisco. A lisboeta
Sigmetum vende-o a 2,5€ o vaso.
Aqui no Norte confesso que nunca vi um trovisco à venda. Por sementeira ou mesmo por transplante, já fiz várias tentativas de o reproduzir, todas elas sem sucesso.
Os meus vizinhos cortam os troviscos que nascem nos seus terrenos. O da imagem escapou. Grande frustração a minha. Dá deus nozes a quem não tem dentes!…
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nome vulgar: trovisco; trovisco-fêmea; erva-de-joão-pires; gorreiro; lauréola-macha; mezereão-menor; trovisqueira; matapulgas.
Família botânica: Thymelaeaceae.
Nome científico: Daphne gnidium.
Distribuição Geral: Sul da Europa, Região Mediterrânica e Macaronésia.
Distribuição em Portugal: Presente em todas as regiões de Portugal continental.
Habitat: Matos, matagais e terrenos incultos
Floração: junho - outubro
Características: Arbusto sempre verde que pode atingir até 1,5 m de altura, muito ramificado a partir da base. Possui ramos rígidos mas flexíveis, formando uma copa arredondada. As folhas coriáceas dispõem-se de forma alternada umas em relação às outras. São lineares a lanceoladas, terminando em ponta aguda. As inflorescências, em cacho, encontram-se em posição terminal. O fruto é carnudo, globoso, em princípio verde, depois laranja-avermelhado brilhante, possuindo um única semente ovóide.
É ornamental pela sua forma e tom da folhagem. Os frutos do trovisco são apreciados pelas aves, contribuindo para aumentar a biodiversidade do jardim.
Indiferente ao tipo de solo, é contudo mais frequente em solos ácidos e secos.
Rafael Carvalho / set2012

7 comentários:

  1. Por acaso sou um sortudo e tenho um trovisco no meu quintal nascido espontaneamente. É realmente muito ornamental! No meu site, já agora passo a publicidade, talvez tenha alguma informação útil para a propagação do trovisco. Mas pelos vistos parece difícil. http://www.florestar.net/trovisco/trovisco.html
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem a fama de ser venenoso;

      Em era usado na pesca ás enguias em riachos e ribeiros:

      Amassava-se os caules e folhas da planta com saibro ou argila, fechavam-se as poças de verão dos riachos a jusante com pedras, formando um pequeno açude, e introduzia-se a montante o trivisco amassado!

      Resultado: As enguias saiam dos esconderijos aflitas...

      É revelador da presença de TOXICIDADE!

      Eliminar
  2. Caro Rúben,
    o seu site é para mim uma referência. Por acaso já lá tinha visto a informação a que se refere. Vou experimentar semear as sementes do trovisco, ainda verdes.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. alguem me pode informar se o trovisco representa perigo para caes e galinhas?

    cumprimentos/
    antonio pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro António,
      o trovisco, apesar de belo, é venenoso para os humanos e também para os peixes. Há quem irresponsavelmente coloque trovisco nas águas dos rios - os peixes, envenenados, bóiam na superfície da água para depois serem recolhidos.
      O efeito dos venenos varia contudo de animal para animal - os cogumelos para nós venenosos fazem a delícia dos caracóis.
      No caso dos cães e das galinhas, desconheço o efeito do veneno do trovisco. Um "sexto sentido" faz com que normalmente os animais não comam as plantas para eles venenosas. Um trovisco num jardim, espaço aberto, não me parece que ofereça qualquer perigo para os seus animais. Se estivesse contudo no meio do galinheiro, ou em contacto direto com a casota do cão, não hesitaria em arrancá-lo.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  4. Tenho o meu terreno infestado de toupeiras, me informaram que esta planta as afastava, pois para falar a verdade, nao gostaria de as matar mas tambem nao as quero me destroindo as minhas colturas,alguem ai sabe se eu plantar esta especie no meu quintal, rezolvo meu problema?

    ResponderEliminar
  5. Emjovem ouvia comentar que era afrodisiaco

    ResponderEliminar