quinta-feira, 15 de maio de 2014

Erva-da-inveja (Vinca difformis)



+
Com o intuito de atapetar uma área semi-sombreada, com origem nas margens do rio Douro transplantei umas dezenas de pés de vinca para o meu jardim. Uma vez instalados, deparei-me com diferenças morfológicas nas flores de espécimes diferentes, o que desde logo me intrigou.
Investigação feita, conclui ter introduzido no meu jardim duas espécies do género Vinca Vinca difformis, motivo deste post e Vinca major, a que já aqui aludi.
Segundo o portal Flora-On a Vinca major é uma espécie exótica, sendo a Vinca difformis a única autóctone do nosso território. 
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nome vulgar: Alcangorça; Alcongosta; Congorça; Congossa; Congossa-maior; Erva-concorça; Erva-congorça; Erva-da-inveja; Pervinca; Salva-da-inveja; Vinca.
Família botânica: Apocynaceae.
Nome científico: Vinca difformis.
Distribuição Geral: Sudoeste da Europa; introduzida como ornamental e subespontânea noutras áreas.
Distribuição em Portugal: dispersa praticamente por todo o território continental.
Habitat: ruderal; rrnamental; sob coberto de bosques, em galerias ripícolas, em locais ensombrados e húmidos.
Floração: dezembro a junho.

Características: Planta herbácea com caules prostrados ou ascendentes, até 2 metros de comprimento. Possui folhas persistentes opostas, ovadas a lanceoladas, sem pelos. A ausência de pelos nas margens, permite facilmente distinguir a Vinca difformis da Vinca major. As flores de cor azul pálido com um longo pedúnculo são solitárias, axilares, possuindo a corola segmentos obliquamente truncados.
É muito ornamental, formando extensos tapetes, sendo usada como planta de cobertura do solo, debaixo de árvores ou arbustos. Também pode trepar muros ou acompanhar declives. Apresenta baixa necessidade de manutenção - apenas uma poda drástica uma vez por ano para a renovação da folhagem. Multiplica-se por sementes, estaca ou divisão da ramagem enraizada.
Rafael Carvalho / mai2014

2 comentários:

  1. Tenho-a ali ao fundo do quintal perto de um riacho. Gostaria bem que ela se desse aqui sob as árvores, mas o terreno é demasiado seco nesta zona.

    ResponderEliminar
  2. Helena,
    humidade e alguma sombra, são requintados os gostos da danadinha!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar