quarta-feira, 26 de março de 2014

Dactylorhiza sulphurea, do meu jardim...

+
No ano passado transplantei para o meu jardim um exemplar da orquídea Dactylorhiza sulphurea, espécie autóctone presente na minha região. Parece que a operação teve sucesso – este ano após ter acordado do sono invernal, presenteou-me com a sua haste florida.
Desejo agora que se reproduza, disseminando as suas sementes pelo meu jardim e pela região.
Rafael Carvalho / mar2014

3 comentários:

  1. Que linda! Parabéns pela operação bem sucedida!

    É verdade, as sementes de aquilégia que lhe havia dado já nasceram? Semeei umas no Outono, e só começaram a nascer por estes dias...
    E as sementes de armérias que me tinha dado já estão a nascer! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Ora Jana,
    por aqui as sementes de aquilégia ainda não espreitaram!
    Fico satisfeito que as sementes de arméria já tenham dado notícias.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. Encontrei o seu blogue e fiquei entusiasmado para iniciar uma zona autocne no meu jardim. Gostava de introduzir algumas orquídeas selvagens que as vezes encontro tão nas bermas das estradas ou passeios que mais dia menos dia acabarão por morrer atropeladas.
    Tenho no entanto algumas dúvidas relativamente ao seu transplante da zona selvagem para o meu jardim. A simbiose com o fungo irá acontecer naturalmente aquando a introdução da planta no novo espaço ou é preciso ajudar de alguma forma? A polinização delas é autónoma ou seja após colocar um exemplar as sementes caídas irão germinar nos anos seguintes com facilidade?

    Muito obrigado

    ResponderEliminar