domingo, 4 de novembro de 2012

Plantei um teixo no meu jardim

+
Possuo algumas dezenas de espécies de árvores e arbustos autóctones.
Dentro da lógica que estabeleci no meu jardim, começa a faltar espaço para novas plantas.
A inexistência de um teixo (Taxus baccata) constituía porém uma grande falha, agora reposta. São poucos os locais do nosso país onde existem teixos em estado natural - Serra da estrela, Gerês,… Confesso que no seio da natureza nunca tive o privilégio de ver algum.
A quase totalidade das plantas do meu jardim foram adquiridas a custo zero, ora no viveiro da berma da estrada, ora no viveiro do ribeiro mais próximo. Comprado por 3,60€, o teixo que agora apresento é uma exceção.
À semelhança do azevinho, o teixo é uma espécie dioica, existindo plantas femininas e plantas masculinas. Não faço a mínima ideia se me calhou um menino ou uma menina. Não será pois fácil encontrar-lhe um parceiro.
Rafael Carvalho / nov2012

2 comentários:

  1. Muito boa notícia, sem dúvida. Só me lembro de ter visto um (ou uma) no parque de Monserrate, em Sintra. Trata-se duma árvore muito sagrada e na Roda do Ano do Nosso Jardim das Hespérides é a árvore do Samhain.

    ResponderEliminar
  2. Luíza,
    Obrigado pelo comentário.
    Volte sempre!

    ResponderEliminar