quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Descubra a fauna e flora de Vila Real através do computador

+
A câmara e a universidade de Vila Real lançaram uma plataforma na Internet que concentra dois anos de investigação sobre a biodiversidade do concelho e possibilita uma viagem virtual pela fauna e pela flora locais.
A Plataforma da Biodiversidade foi desenvolvida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, que contou com uma verba de 1,7 milhões de euros para a proteção das espécies da flora e da fauna do concelho.
O vereador do Ambiente, Miguel Esteves, explicou que a nova ferramenta, que classificou como "pioneira no país", permite "explorar, através da Internet, o concelho".
Em causa estão dois anos de investigação e de monitorização no terreno realizadas pela UTAD. Nesta plataforma será possível saber, através da georreferenciação, onde se encontram determinadas espécies no território.
No concelho destacam-se animais como o lobo ibérico, a gralha-de-bico-vermelho ou a borboleta azul.
A pesquisa pode ser feita por espécie ou por zonas e estão ainda disponíveis informações sobre a biologia, o habitat ou o estado de conservação de cada espécie animal ou vegetal.
O projeto permite ainda identificar um conjunto de percursos pedestres e de pastoreio e os rios do concelho. A plataforma pode ser consultada no endereço http://biodiversidade.cm-vilareal.pt:8080/plataforma/biodiversidade.jsp

Sem comentários:

Enviar um comentário